Mostra de Química

Desvendando a química do meio ambiente e sustentabilidade: Esta sala será um espaço dedicado à difusão do conhecimento associado à relação existente entre a ciência química, os fenômenos naturais e antropogênicos e o acúmulo de materiais plásticos observados no meio ambiente nos dias de hoje. Inicialmente, será desmistificado para o público visitante da Mostra a química presente: i) nas etapas que constituem o ciclo biológico do carbono na natureza, ii) nos efeitos danosos causados ao meio ambiente devido à inserção de carbono orgânico na atmosfera proveniente da queima de recursos fósseis e iii) os efeitos danosos ao meio ambiente devido ao descarte incorreto de materiais plásticos (e microplásticos). Ao final, os espectadores serão apresentados a diferentes soluções inovadoras que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável e alinhadas com o plano de ações da Agenda 2030 estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A exibição será feita em formato de circuito composto por quatro estações do conhecimento (1ª estação: O ciclo do carbono; 2ª estação: A interferência do homem na natureza; 3ª estação: O meio ambiente agoniza; 4ª estação: Como salvar o planeta?) que serão apresentadas de maneira expositiva e interativa, tendo experimentos químicos realizados ao longo de todo o percurso 

Sala empreendedorismo e inovações: A educação para o século XIX objetiva a formação de cidadãos capazes de associar o conhecimento teórico à resolução de problemas do cotidiano. O desenvolvimento da capacidade de pesquisar dados, analisar cenários e planejar ações resolutivas contribui para a formação de indivíduos com habilidades empreendedoras, tornando-os mais aptos a analisar problemas complexos, propor soluções inovadoras e crescer profissionalmente, seja criando seu próprio negócio ou contribuindo em seu local de trabalho. Assim, trazer essa temática para a mostra, que congrega diversos jovens das redes públicas e privadas de ensino é muito importante. Ademais, profissionais com formação em ciências, tais como os químicos, estão em uma posição única para atuar no processo de empreendedorismo e inovação tecnológica, que é um elemento chave para aumentar a competitividade em uma economia global que evolui rapidamente, pois esses profissionais têm capacidade de desenvolver produtos e serviços com alto valor agregado e fazer um uso completo dos recursos humanos disponíveis na área de ciência e tecnologia.8 A habilidade de empreender perpassa pela capacidade de resolução de problemas tais como a geração de óleo na produção dos alimentos. Desta forma, nesta sala, diante de um cenário montado por meio da metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), três estações serão montadas para a demonstração das etapas de:

          1) Reconhecimento do problema e proposição de soluções. Nesta estação os participantes serão convidados a analisar o caso proposto e elaborar uma solução inovadora.

          2) Inovação e desenvolvimento. Nesta estação os participantes executarão a produção do material elaborado na etapa 1.

          3) Marketing e divulgação. Após o desenvolvimento do material proposto, os participantes deverão desenvolver uma estratégia de marketing digital para apresentação e venda de seu produto. Por meio do contato com as diferentes habilidades propostas a serem desenvolvidas nas três estações da metodologia proposta, os participantes poderão vivenciar o ciclo empreendedor de maneira prática, desde o reconhecimento de situações que demandam inovação, à produção e fornecimento de um produto ao consumidor final.

Conhecendo o mundo (da química) com Dom Pedro II: O desenvolvimento da ciência no Brasil foi iniciado pelo imperador Dom Pedro I, proclamador da independência brasileira. Mas, foi seu filho e sucessor no trono, Dom Pedro II, que contribuiu de forma significativa nos assuntos relacionados ao progresso científico e tecnológico no País. Dom Pedro II é considerado o patrono das artes e das ciências no Brasil, devido a sua vasta cultura, erudição e interesse pelo conhecimento científico que o levou, inclusive, a financiar diretamente pesquisas, laboratórios e institutos. Ao longo de sua vida, Dom Pedro II fez três longas viagens internacionais, onde circulou por países da Europa, da América do Norte, do Oriente Próximo e do norte da África. Em cada lugar que visitava, o imperador brasileiro fazia questão de conhecer as figuras locais em cultura e ciência.

Tendo em vista esses episódios da história brasileira, o objetivo dessa sala temática é abordar de forma interdisciplinar os fatos históricos, que envolvem as viagens de Dom Pedro II por diferentes países, com a ciência química. Assim, serão apresentados ao público visitante da Mostra de Ciências do CCE experimentos químicos simples que se relacionam com algumas particularidades (reais ou ficcionais) encontradas pelo imperador nos lugares em que visitou. Os experimentos propostos são baseados em reações químicas que resultam em luz, calor, liberação de gases e/ou mudanças de cor. Isso permite que os espectadores utilizem seus cinco sentidos para interagir com fenômenos químicos observados, despertando de maneira lúdica a curiosidade sobre os conhecimentos químicos e históricos de quem assiste.

Química dos Alimentos: O aprendizado relacionado às ciências químicas pode ser facilitado quando se usa a contextualização, que a princípio pode despertar o interesse dos alunos e promover uma aprendizagem significativa. Além disso, essa ciência tem um importante papel na vida cotidiana, pois está presente em tudo que existe na natureza, incluindo os alimentos, sejam eles artificiais ou naturais.  Com base nisto, torna-se relevante investigar a Química sob esta perspectiva, visando compreender um pouco mais das substâncias que ingerimos diariamente e dos diversos processos envolvidos. Além de possibilitar a compreensão da composição dos alimentos, a química também tem contribuído ao longo dos anos para a evolução na indústria agrícola e alimentícia, atuando na descoberta de novos ingredientes, produção de alimentos com nutrientes essenciais, modernização de técnicas empregadas nas plantações, conservação e agilidade na preparação de alimentos, bem como na redução de desperdícios.
Neste contexto pandêmico, também podemos citar a importância do conhecimento químico para a sanitização dos alimentos e cuidados durante todo o seu preparo. Sendo assim, nesta sala temática denominada de “Química dos alimentos” serão abordados diversos aspectos desde a composição dos alimentos até as técnicas simples e avançadas elaboradas com o intuito de evitar o desperdício, reduzir a problemática da fome, diminuir o tempo gasto no preparo dos alimentos e possibilitar uma alimentação cada vez mais saudável e rica em nutrientes. Com este objetivo será produzido uma sequência de estações que abordarão diferentes aspectos concernentes a esse tema, tais como: pirâmide dos alimentos, valor calórico dos alimentos (calorímetro caseiro: estudo da energia contida em diferentes alimentos, como carboidratos e lipídios), boas práticas no preparo de alimentos, identificação do caráter ácido e básico dos alimentos (água do feijão - antocianina, refrigerante, suco de tomate, caldo de limão, suco de laranja, vinagre, leite e bicarbonato de sódio, como exemplos), uso de chás, a stévia por exemplo que é uma planta e quando feito o chá pode ser usada como adoçante (existe adoçante de stévia), Reação de Maillard: reação entre açúcares redutores e aminoácidos responsável pelo sabor, aroma e cor característicos de alimentos amarronzados.

 

Show de Química: O projeto Show de Química (www.showdequimica.com.br) iniciou-se em 1992 na PUC-Rio a partir de um evento de formação de professores, e onde foi apresentado pelo professor coordenador uma série de experiências químicas de efeito visual, a fim de despertar o aspecto lúdico e experimental para a plateia presente. O projeto foi continuado a partir de 1996 na UFES já como atividade de extensão universitária, tendo tido um ótimo impacto na comunidade capixaba, com diversas entrevistas concedidas para jornais e televisão. A partir de 2008 o projeto começou a receber relevantes recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), tendo propiciado nossa participação nas diversas Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia (SECT), anos de 2008, 2010, 2012, 2015 e 2016, conforme reportado no site do projeto.
No ano de 2011 o projeto Show de Química obteve financiamento do CNPQ através do edital relativo ao Ano Internacional da Química, tendo sido executado entre abril de 2011 a abril de 2013, com realização de 42 apresentações em escolas do ES e na Feira Literária Internacional de Tocantins - FLIT em Palmas, além da redação e distribuição de 550 livros “Show de Química – aprendendo química de forma lúdica e experimental”, 1ª ed., distribuídos para escolas, museus e universidades do estado do ES e diversas regiões do país. Também foram confeccionados 24 kits experimentais Show de Química e distribuídos em escolas do ES, que também receberam a apresentação do projeto. Após finalização do edital do CNPQ o livro foi revisado gramaticalmente e gerou uma nova tiragem (2ª ed.) com financiamento próprio. Em meados de 2018, e em função do esgotamento comercial da 2ª ed., o livro foi revisado segundo as normas da IUPAC, recebendo melhorias técnicas e gráficas, como definição do novo conceito de mol e inserção de mais 40 experiências. Uma nova edição surgiu via editora Livraria da Física de São Paulo.
 

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910