Programação do Curso de Matemática

M​atemática & Arte​​*​

http://clavedepi.blogspot.com/2011/01/escher-um-artista-singular.html

 

Divulgação da Matemática através de obras de arte, em especial desenhos de M. C. Escher e fotos de Sebastião Salgado;

Mostrar a Matemática como ciência prática e estimular o interesse dos alunos pela Matemática;

Manipular material didático para o estudo das isometrias, recriando desenhos de Escher e criar fotografias para estudo de perspectiva, como as de Sebastião Salgado.

 

 

___________________________________________________________

Exposição de Vídeos

Sessão de vídeos de curta duração intercalados com perguntas, experimentos e atividades lúdicas ligadas aos temas propostos.

Vídeos mostrando a matemática na vida cotidiana das pessoas, como consequência do desenvolvimento tecnológico da sociedade contemporânea atual, mostrando a matemática nas comunicações, nas finanças, na cozinha, nas artes, nos transportes, etc.

______________________________________________________________________

Jogos Matemáticos*

Material didático referente à matemática, divulgação e a popularização da matemática, estimular o interesse pela matemática, colaborar com a melhoria da educação em matemática realização de atividades e a produção de material para divulgação da matemática. Divulgar e estimular o interesse pelas olimpíadas em matemática.

Divulgação e popularização de jogos matemáticos: Mesa de sinuca e o uso de geometria no jogo; Triciclo de rodas quadradas;

Jogos Matemágicos; Tangram; Jogo de Hanói, material dourado, etc.

 

______________________________________________________________________

PET Matemática

Motivar uma cultura cientifica matemática ao público em geral, mostrar à Matemática como uma ciência universal e um importante instrumento que viabiliza o combate à pobreza e às desigualdades sociais, étnicas, religiosas e de gênero.

Personagens importantes da História da Matemática que se destacaram tanto no âmbito da própria ciência ao aportar grandes descobertas para a evolução da Matemática, da ciência e tecnologia, e simultaneamente foram representantes de grupos de minorias no mundo.

Teoria matemática envolvida em diversas áreas científicas ou aplicações na natureza como: a música, a criptografia, a ciência da computação e o movimento dos corpos celestes.

Leis da área de probabilidades: Lei de Newcomb-Benford e Pareto que são utilizados para deteção de fraude contábil, eleitoral, científica, etc., que influenciam na evolução económica, social e ética de um grupo ou nação.

Popularização da matemática como ferramentas de ensino formal e não formal (material impresso, brinquedos educativos, experimentos, vídeos);

 ______________________________________________________________________

Cônicas e Outras Curvas (LEAMA)

Materiais educativos sobre cônicas e outras curvas importantes, estimular o interesse pela matemática e colaborar com a melhoria da educação em matemática.

Quanto às cônicas, pretende-se ilustrar propriedade matemáticas destas curvas idealizadas que surgem, entre outras, como cortes de certas superfícies de revolução com planos convenientes. As propriedades geométricas têm inúmeras aplicações na tecnologia do dia a dia (antenas parabólicas, faróis, balística), como ilustraremos.

Contato experimental com representações físicas destas curvas e suas propriedades num contexto informal e lúdico, estimulando o interesse nessas noções matemáticas e contribuindo para a sua formação cultural e inclusão científica.

______________________________________________________________________

Exposição de História da Matemática

Materiais educativos sobre a história da matemática;

Popularização da matemática, estimulando o interesse pela matemática e colaborar com a melhoria da educação em matemática.

 

 
Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910