Programação do Curso de Química

                                                                            

Desvendando a química do meio ambiente

A química está presente em todas as facetas da vida na Terra, podendo desde auxiliar no equilíbrio e melhoria do ecossistema do planeta até causar malefícios para o meio ambiente e a população que o habita. Por isso, é importante investir numa relação de boa qualidade entre a química e o meio ambiente, para que seja possível a manutenção da vida terrestre. Tendo isso em vista, a Mostra de Química terá uma sala temática denominada Desvendando a química do meio ambiente, que, inicialmente, desmistificará a química presente: i) nas etapas que constituem o ciclo biológico do carbono na natureza e ii) nos efeitos danosos causados ao meio ambiente devido inserção de carbono orgânico na atmosfera proveniente da queima de recursos fósseis. Ao final, os espectadores serão apresentados a diferentes soluções inovadoras que estão comprometidas com o desenvolvimento sustentável e alinhadas com o plano de ações da Agenda 2030 estabelecido pela ONU.

 

 A solução está nos átomos

Essa sala é planejada para ser um espaço onde o público visitante da Mostra de Ciências do CCE possa interagir ativamente com reações químicas e que essas tenham relação direta com geração de energia nas suas diversas formas. Propõem-se a realização de dez experimentos nos quais as reações químicas tenham como resultado luz, calor, gases e ou mudanças de cor. Pretende-se com esses experimentos fazer a imersão dos expectadores de maneira que os resultados possam interagir com os cinco sentidos, despertando a curiosidade de quem assisti. Acredita-se que através de observações simples das reações conceito como transformação da matéria e energia possam se explicados aos visitantes de maneira despertar que as soluções para os problemas cotidianos se encontram na habilidade humana em manipular a matéria através dos átomos, gerando novos materiais e energia.

Ciência com elas

Essa sala é destinada para alunas do 6° ano ensino do fundamental ao 3° do ensino médio. Serão apresentadas as pesquisas desenvolvidas na UFES por professoras, mostrar como é a carreira científica e também desenvolver atividades práticas interdisciplinares. O “Café com Elas” será destinado a todos os interessados, e serão realizados debates sobre mulheres na ciência. Todas as atividades serão desenvolvidas durante a SNCT e serão replicados em eventos de Ciência a serem realizados nos municípios dos interiores, e objetivam estimular o interesse de meninas pela ciência. Usaremos como elemento âncora a própria imagem estereotipada do cientista. Em uma dinâmica realizada em sala, os alunos serão desafiados a descreverem um cientista imaginário. A grande maioria vai descrever a imagem estereotipada do cientista, algo aproximado a figura icônica do Eisntein. Será questionado por que não se conhecem cientistas mulheres. As alunas serão direcionadas a criar três (3) hipóteses que expliquem a baixa presença feminina na ciência e estabelecer quais hipóteses são falsas ou verdadeiras, e justificá-las. que serão afixados no dia Internacional da Mulher em todas as escolas participantes. Vale ressaltar que, entre as cientistas, estarão mulheres que atuam no desenvolvimento da ciência brasileira e capixaba. Os professores que acompanharão as turmas serão orientados a trabalharem o vídeo do cientista Niel Tyson onde ele discute a presença de mulheres na ciência (disponível em https://www.youtube.com/watch?v=azH49eq9rcg&t=2s). Após a exibição do vídeo orienta-se a realizarem um debate em sala de aula com intuito de, em consenso, criar uma teoria que explique a presença de mulheres na ciência. Como atividade de conhecimento de cientistas mulheres, os alunos farão pesquisas biográficas sobre algumas mulheres cientistas pré-determinadas e também cartazes sobre estas cientistas, para serem expostos nos espaços comuns das suas escolas.

 

 

 

 

 

____________________________________________________________________

Show de Química

O Show de Química da UFES é uma apresentação experimental de Química de forma lúdica e teatral, no sentido de popularizar tal ciência e instigar a curiosidade científica nos alunos da rede escolar, professores e público em geral, servindo ainda como fonte de referência para trabalhos escolares. Serão apresentadas reações quimiluminescentes, oscilantes, relógio, serpentes químicas, espoletas, flauta de hidrogênio, etc., onde alguns conceitos na matemática serão abordados nesta edição de 2019. A apresentação tem duração de uma hora. 

Local: Auditório do Centro de Ciências Exatas da UFES, Campus de Goiabeiras, Vitória-ES.

Horários: Terça (22/10/19) e Quinta (24/10/19) das 13:30h às 14:30h

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910