Mostra de Biologia e Arte

Bioma Mata Atlântica

Nos biomas brasileiros reside uma das maiores riquezas naturais e culturais do planeta. Estes ecossistemas abrigam uma biodiversidade única e uma multiplicidade de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam, fundamentais para a sustentabilidade e a resiliência dessas regiões frente aos desafios contemporâneos. A urgência em reconhecer, valorizar e proteger esses biomas advém da crescente pressão humana, que ameaça ecossistemas frágeis e seus habitantes. As mudanças climáticas, o desmatamento, a poluição e a perda de biodiversidade são desafios que exigem respostas imediatas e eficazes. Destacamos, entre os biomas brasileiros, a Mata Atlântica, que abrange 15% do território nacional, cuja biodiversidade exuberante vem acompanhada de uma complexidade de desafios a serem enfrentados. No bioma Mata Atlântica vivem 72% da população do Brasil, e de sua conservação depende a vida de mais de 140 milhões de pessoas (responsáveis por 80% do Produto Interno Bruto (PIB) do país). A Mata Atlântica espalha-se por 17 estados brasileiros, é uma das áreas de maior diversidade de espécies no mundo e forneceu boa parte das riquezas e serviços que permitiram ao Brasil se desenvolver. O bioma é essencial para serviços ambientais como regulação climática e segurança hídrica (SOS Mata Atlântica, 2024). Porém, a ocupação desordenada do território, ao longo de séculos,  fez com que apenas 8,5% da sua área ainda se encontrem cobertos por floresta. Das espécies ameaçadas de extinção, no país, 2/3 concentram-se nessa região. Monitoramento recente do mapBiomas Alerta indica aumento de 27,1% no desmatamento  entre  2020 e 2021. Neste cenário, o Espírito Santo está entre os estados com  menor cobertura de vegetação nativa (MapBiomas, 2022). Portanto, nessa sala, por meio de atividades expositivas e interativas, o visitante irá conhecer um pouco mais do bioma do nosso estado.

 
 
CiênciArte
 

A sala de artes dedicada à 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), com o tema "Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", será um espaço interativo e colaborativo que proporcionará oficinas artísticas, enfatizando a importância dos biomas brasileiros e os conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam. A partir da proposta “reconhecer, valorizar e proteger a biodiversidade dos biomas brasileiros”, a sala não apenas celebrará a riqueza ambiental, mas também envolverá os visitantes em um processo criativo voltado para a sustentabilidade e a inovação social.

As oficinas focarão nos Biomas, convidando o participante a contribuir com colagens que serão fixadas em um varal e exibidas ao público. A ideia é que seja criado um grande “bioma brasileiro” de colagens, uma instalação participativa e colaborativa, transformando o processo criativo em uma construção coletiva de ideias e soluções

Complementando essa experiência, serão exibidos vídeos que documentam processos de produção de tintas minerais e bastões de carvão, métodos que demonstram como os recursos naturais podem ser usados de forma sustentável e artística. Além de serem convidados a assistir e refletir sobre esses processos, os participantes também terão a chance de criar seus próprios trabalhos durante os workshops, que posteriormente serão exibidos no espaço expositivo.

Essa abordagem visa não apenas envolver o público na criação artística, mas também promover o pensamento crítico e colaborativo em torno dos desafios ecológicos enfrentados pelos biomas brasileiros. Ao reunir arte, ciência e tecnologia, a sala de artes se alinha ao espírito transformador da SNCT 2024, fomentando a construção de soluções inovadoras que unem conhecimentos tradicionais e inovações tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento sustentável.

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910