Mostra de Química
Sala 1: Expedição Ilha da Trindade - O Mistério das Rochas de Plástico
O Mistério das Rochas de Plástico: Os visitantes investigarão a formação e os impactos das rochas de plástico encontradas na ilha. Ao longo de três estações interativas, aprenderão sobre a estrutura e a resistência dos polímeros, as propriedades físicas que permitem o lixo plástico alcançar locais remotos e os riscos ambientais causados por esse tipo de material. Por meio de experimentos práticos e simulações, descobrirão como a poluição plástica já integra o ciclo geológico e refletirão sobre suas implicações socioambientais, encerrando a experiência com propostas de ações para amenizar esse problema.
Sala 2: Laboratório Oceânico - Investigando os Vilões da Poluição
Investigando os Vilões da Poluição: Os visitantes investigarão os grandes vilões da poluição marinha: acidificação dos oceanos, vazamentos de petróleo, esgoto doméstico, rejeitos industriais. Em estações interativas, explorarão conceitos como equilíbrio ácido-base, polaridade, eutrofização e metais tóxicos, realizando experimentos que simulam desde a corrosão de conchas até a dispersão de óleo e a detecção de nutrientes poluentes. Descobrirão que muitas ameaças à vida marinha são químicas e invisíveis, exigindo compreensão científica para enfrentá-las. Ao final, conhecerão alternativas inovadoras de remediação, percebendo que a Química pode ser a solução para esses problemas ambientais.
Sala 3: Cacau e Oceano: Entendendo a Conexão Climática
Entendendo a Conexão Climática: Os visitantes percorrerão nove estações que revelam a jornada do cacau até o chocolate, explorando sua história, os principais produtores e a influência dos oceanos no clima ideal para o cultivo. Descobrirão como a produção depende de fatores climáticos e do bioma, conhecerão técnicas como cultivo em cabrucas, fermentação, secagem, torra e temperagem, compreendendo as reações químicas envolvidas. A experiência inclui observar a produção e degustar chocolate e chá de cacau, aprendendo sobre suas moléculas e benefícios para a saúde.
Sala 4: ENCAQUI-SBQ na Escola
É uma mostra interativa de experimentos que irá acontecer no X Encontro Capixaba de Química da Sociedade Brasileira de Química, regional Espírito Santo, em parceria com a Mostra de Ciências. A SBQ na Escola vai funcionar nos dias 07 e 10 de outubro de 2025 em frente ao anfiteatro do Centro de Ciência Exatas. O tema central do evento é: "Química do Futuro: Integração da Inteligência Artificial e Sustentabilidade para Transformar o Mundo" e teremos experimentos e jogos mostrando conceitos e aplicações da Inteligência Artificial, assim como de práticas sustentáveis na pesquisa e na indústria Química.
Sala 5: Mulheres na Ciência
As praias de Guarapari como fonte de terras raras e materiais radioativos, sua exploração e danos ambientais. Os visitantes terão a oportunidade de compreender o que são terras raras e trazer este conhecimento para as discussões atuais. Conhecer o potencial das praias de Guarapari como fonte de monazita e o seu papel na história da indústria atômica, bem como o impacto ambiental das primeiras explorações de areias monazíticas brasileiras. Para isso será exposto um pouco da fonte do mineral monazita, que é a areia oriunda das praias da Guarapari, conhecidas por supostos efeitos radioativos e medicinais, bem como materiais que contêm elementos de terras raras, como catalisadores, baterias miniaturizadas, laser, e outros... Também será proporcionado aos visitantes conhecer as contribuições da mulher nos primeiros estudos da radioatividade, com destaque a Marie Curie (Cientista francesa e a primeira mulher a receber um Prêmio Nobel) e a sua relação com as areias monazíticas de Guarapari. Isso será por meio de uma exposição, onde os visitantes terão a oportunidade de conhecer peças de uso pessoal de Marie Curie, formado por réplicas, em tamanho real, produzidas com autorização do Musée Curie, como do jaleco e de um dos vestidos utilizados em fotos realizados pela Madame Curie; réplica em tamanho real do cofre onde era armazenado cápsulas de material radioativo. Além disso os visitantes terão a oportunidade de interagir com a exposição por meio de um painel de foto do laboratório de Marie Curie, painel digital conhecendo a história da exploração das areias monazíticas de Guarapari, bem como o papel da mulher na Ciência, ainda poderão por meio de óculos de Realidade Virtual, conhecer a diversidade de ambientes marinhos.
Show de Química: O projeto Show de Química (www.showdequimica.com.br) iniciou-se em 1992 na PUC-Rio a partir de um evento de formação de professores, e onde foi apresentado pelo professor coordenador uma série de experiências químicas de efeito visual, a fim de despertar o aspecto lúdico e experimental para a plateia presente. O projeto foi continuado a partir de 1996 na UFES já como atividade de extensão universitária, tendo tido um ótimo impacto na comunidade capixaba, com diversas entrevistas concedidas para jornais e televisão. A partir de 2008 o projeto começou a receber relevantes recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), tendo propiciado nossa participação nas diversas Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia (SECT), anos de 2008, 2010, 2012, 2015 e 2016, conforme reportado no site do projeto.
No ano de 2011 o projeto Show de Química obteve financiamento do CNPQ através do edital relativo ao Ano Internacional da Química, tendo sido executado entre abril de 2011 a abril de 2013, com realização de 42 apresentações em escolas do ES e na Feira Literária Internacional de Tocantins - FLIT em Palmas, além da redação e distribuição de 550 livros “Show de Química – aprendendo química de forma lúdica e experimental”, 1ª ed., distribuídos para escolas, museus e universidades do estado do ES e diversas regiões do país. Também foram confeccionados 24 kits experimentais Show de Química e distribuídos em escolas do ES, que também receberam a apresentação do projeto. Após finalização do edital do CNPQ o livro foi revisado gramaticalmente e gerou uma nova tiragem (2ª ed.) com financiamento próprio. Em meados de 2018, e em função do esgotamento comercial da 2ª ed., o livro foi revisado segundo as normas da IUPAC, recebendo melhorias técnicas e gráficas, como definição do novo conceito de mol e inserção de mais 40 experiências. Uma nova edição surgiu via editora Livraria da Física de São Paulo.
