Mostra de Química
A Fantástica química do chocolate e os biomas brasileiros: Os visitantes explorarão a história do cacau, produtores e locais de cultivo no Brasil, com foco nos biomas envolvidos e no Projeto Mulheres do Cacau. Será apresentado o cultivo em cabrucas e a produção de chocolate, destacando compostos e transformações químicas. O evento incluirá degustação de chocolate e chá de cacau, feito com cascas de amêndoa torradas, para exemplificar o reaproveitamento de resíduos e discutir suas moléculas e funções no corpo humano.
Desvendando a química do meio ambiente e sustentabilidade: os visitantes aprenderão sobre o ciclo do carbono e fotossíntese; verão experiências químicas que ilustram a interferência do homem em diferentes biomas brasileiros; serão apresentadas medidas para mitigar os impactos ambientais nos biomas brasileiros, como a produção de bio-óleo, biogás e biocarvão a partir de resíduos agrícolas de cacau, café e pimenta-do-reino.
Show de Química: O projeto Show de Química (www.showdequimica.com.br) iniciou-se em 1992 na PUC-Rio a partir de um evento de formação de professores, e onde foi apresentado pelo professor coordenador uma série de experiências químicas de efeito visual, a fim de despertar o aspecto lúdico e experimental para a plateia presente. O projeto foi continuado a partir de 1996 na UFES já como atividade de extensão universitária, tendo tido um ótimo impacto na comunidade capixaba, com diversas entrevistas concedidas para jornais e televisão. A partir de 2008 o projeto começou a receber relevantes recursos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (FAPES), tendo propiciado nossa participação nas diversas Semanas Estaduais de Ciência e Tecnologia (SECT), anos de 2008, 2010, 2012, 2015 e 2016, conforme reportado no site do projeto.
No ano de 2011 o projeto Show de Química obteve financiamento do CNPQ através do edital relativo ao Ano Internacional da Química, tendo sido executado entre abril de 2011 a abril de 2013, com realização de 42 apresentações em escolas do ES e na Feira Literária Internacional de Tocantins - FLIT em Palmas, além da redação e distribuição de 550 livros “Show de Química – aprendendo química de forma lúdica e experimental”, 1ª ed., distribuídos para escolas, museus e universidades do estado do ES e diversas regiões do país. Também foram confeccionados 24 kits experimentais Show de Química e distribuídos em escolas do ES, que também receberam a apresentação do projeto. Após finalização do edital do CNPQ o livro foi revisado gramaticalmente e gerou uma nova tiragem (2ª ed.) com financiamento próprio. Em meados de 2018, e em função do esgotamento comercial da 2ª ed., o livro foi revisado segundo as normas da IUPAC, recebendo melhorias técnicas e gráficas, como definição do novo conceito de mol e inserção de mais 40 experiências. Uma nova edição surgiu via editora Livraria da Física de São Paulo.